quinta-feira, 27 de setembro de 2007

As relações humanas e as novas tecnologias

As pessoas às vezes são muito estranhas e complicadas de lidar.

Eu próprio admito que tenho dias em que não é fácil lidar comigo e que presenteio os que me rodeiam com um mau humor do pior e um mau génio de fugir! Mas ora digam lá se também não têm, ou já tiveram, dias destes?!

Apesar de tudo até acho que sou um tipo de trato fácil e que encaro alguns aspectos da vida com muita simplicidade e não sou nada exigente relativamente a outros. No entanto já fui mimoseado com coisas como: insensível, sem coração, coração de pedra ou gelo, anti-romântico, complicado em demasia (se bem que a pessoa não foi capaz de explicar o porquê de me chamar isto), não tão simples como a maioria dos rapazes (esta deixou-me a pensar um bocado confesso) entre outras pérolas.

Tudo isto a propósito do quê?!

Do modo que eu muitas vezes encaro o relacionamento entre duas pessoas e as coisas que me irritam nessa mesma temática.

Há muita coisa que me irrita nas pessoas e particularmente em algumas relações. Posso não ter muita experiência de viver as situações na “pele”, mas acho que anos e anos a observar os outros e a viver de perto as situações de pessoas chegadas me dão alguma bagagem para poder opinar em algumas coisitas.

Eu tenho várias opiniões que escandalizam algumas amigas minhas, mas neste post só vou abordar uma temática que tenho discutido frequentemente nos últimos tempos: o amor e as novas tecnologias.

Há uns meses depois de ler este excelente artigo escrito por um antigo professor meu senti que não estava sozinho no mundo ao considerar pouco normais certos tipos de comportamentos.

Não vou analisar a fundo o artigo pois vocês podem lê-lo com calma.

Eu começo por perguntar: como é que os nossos pais e avós se safaram sem telemóveis?! Deve ter sido do caraças namorar à janela, ir a casa de um familiar, comprar pão, dormir, acordar, comer sem ter feito um relatório por sms ao respectivo/a.

Ao longo dos últimos anos tenho assistido a este fenómeno que me causa algumas comichões, o estar de 5 em 5 minutos agarrado ao telemóvel a dizer tudo o que se faz, com quem se faz, a que horas, etc.

Porquê?! Há assim uma necessidade tão premente de estar a dar satisfações pormenorizadas?! Sofrem algum tipo de represálias se não o fizerem?!

Não sei... Sinceramente não encontro uma explicação plausível que me convença.

As pessoas com quem conversei criticaram-me bastante por eu não achar normal este tipo de comportamento, provavelmente quem ler isto também me vai criticar e provavelmente pensar coisas como: “Tu tens é uma dor de corno fo**** dos outros!”, “Eu quero-te ver um dia!”, “pAlHaXo De MeWdA! KeWiAx EwA TeR uN MoXiTuH wINdUh cÚmÓ MeUeH!”, etc.

Mas atenção, isto é só uma opinião e como alguém disse: as opiniões são como as vaginas cada um dá a sua! :P

Há quem me diga que tudo não passa de um acto de carinho e preocupação para com a outra pessoa, que é algo natural que surge com o evoluir da relação. Sim, em alguns casos eu até consigo perceber que possa ser uma questão de preocupação mas numa grande maioria não passa de uma necessidade de controlo constante e ciumeira.

O post já vai grande e pronto...já destilei alguma da minha aversão a este tipo de comportamentos compulsivos que a pouco e pouco vão minando muitas relações.


8 comentários:

The Specialist disse...

Colega, metade do que aqui escreveu deveria ser incluído no manifesto masculino!

Jan disse...

Ax PiTaX nAuM uSaM aXeNtUhX kUaNdUh XcReVeM, vExE lOgUh Ke NaUm PeRxEbEx NaDa, LoLiX!!!11!1!

Agora, se desse para meter a cor do texto aqui a rosa-choque é que era de homem. :|

Anti-Villain disse...

Era mais de pita, não?

Concordo com a maioria do post, sim.

Nimue disse...

Idem " ". Odeio controlos, acho q fica bem haver algum contacto qd s tá longe, pk sabe bem, pk é um mimo... mas porra, chamadas e msgs constantes a perguntar "onde tás? o q tás a fazer?" dá c qq um em doido!!

Felizmente tenho a sorte d ter uma relação q n tem nada dessas parvoeiras. Mas tenho alguns casais bem perto q passam por cada uma... Nc hei-d entender... Mas tb só passa por elas kem ker!

Jan disse...

Mas tu tens caramelos. sisi:


E xim, concordo com o post. Aliás, toda a gente que me conhece sabe que tenho reacção fortemente alérgica a controlo e ciúmes, lol.

Anónimo disse...

"omo é que os nossos pais e avós se safaram sem telemóveis?!"
Olha, porque não existiam na altura então não poderiam saber como é com para poder pensar "isto assim é uma seca do caralho!"

Da mesma maneira que os teus bisnetos vão pensar "como é que os meus bisavós sobreviviam só com o telemovel?!" porque na sua altura vão existir ... "coisos-mega-XPTOULTRA-futuro".

De qualquer maneira estou contigo na coisa de estar sempre agarrado tlml, mas também sou suspeita porque numa relação à distância (longa!) chegava a estar mais de 3 dias sem contactar (cá continuamos, no entanto :) )

MM disse...

a intenção era ser irónico. O que tu dizes está correcto e eu concordo. Mas foi uma frase irónica ^_^

Jan disse...

Sim, os nossos filhos nunca conhecerão a magia de telefonar para casa de alguém a combinar qualquer coisa e pedir aos pais para deixar recado. :|