terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Anonymous versus Igreja de Cientologia – Uma Guerra Diferente

Ele há guerras estranhas. E começam de muitas maneiras e lutam-se de muitas maneiras. Aqui há uns anos (em ’69 salvo erro) houve uma guerrinha curta entre o El Salvador e Honduras que começou por causa do resultado de um jogo de futebol. Escusado será dizer que ficou conhecida como a Guerra do Futebol.


Agora, na semana passada começou outro tipo de conflito que não se vê todos os dias: uma ciber-guerra iniciada pelo grupo auto-intitulado de Anonymous contra a Igreja de Cientologia. À primeira vista, não parece que seja mais do que um monte de hackers sem mais nada para fazer senão fazer alguns estragos num alvo fácil, mas se olharmos mais de perto nota-se que se trata de um fenómeno sociológico interessantíssimo. Trata-se de uma rede de indivíduos espalhados por todo o mundo unidos por um objectivo comum que é expulsar a Cientologia da Internet e tornar públicas quaisquer ilegalidades que esta tenha cometido, maioritariamente entre elas a evasão ao fisco, a morte por negligência e a perseguição sem tréguas de quaisquer detractores.

Para entender o porquê de se estar a agir desta forma contra a Igreja da Cientologia é preciso ter em vista de que tipo de organização se trata. Lembram-se da reportagem da BBC sobre a Cientologia que fizeram no ano passado? Vale a pena ver. Só para ter uma ideia do que se trata.

Os Anonymous também não são pêra doce, não se enganem. São responsáveis por vários tipos de ciber-vandalismo e chamadas telefónicas ameaçadoras. Por outro lado, por causa de alguns membros do Anonymous, já foi preso um pedófilo. Nada mau para um monte de hackers.

Esta guerra dos Anonymous contra a Cientologia, conhecida como Project Chanology, começou por causa de um vídeo do Tom Cruise que a “Igreja” tentou abafar porque… epá porque o Tom virou dos carretos. Por mais que tentam proibir que o vídeo apareça na Net, ele volta a surgir. Nem vale a pena tentarem. Depois de sair cá para fora não há nada a fazer. Não é a primeira vez que a Cientologia tenta censurar a Internet. A primeira vez foi há muito, muito tempo na altura da Usenet. Os gajos da Usenet também não se deixaram ir abaixo.

No passado dia 21 os Anonymous fizeram uma declaração oficial de intenções e imediatamente o site oficial da Igreja da Cientologia e outros sites relacionados foram abaixo. A “Igreja” mudou o site para um servidor especializado em deter ataques de Denial of Service mas continua a ir abaixo a intervalos regulares.

Os cientólogos ameaçam com processos. Processar quem? Dez em cada milhão de pessoas? Sim, milhão. É que Anonymous agora tem um fórum público e publicitam as suas formas de ataque. São aos milhares as pessoas que ajudam a criar o caos. Dão links para software de mailbombers, disponibilizaram os URL’s e as moradas de todas as representantes da “Igreja” pelo mundo fora, dão dicas sobre a melhor forma de perturbar o bom funcionamento do seu alvo. E estão a organizar uma demonstração pública marcada para o dia 10 de Fevereiro. O virtual passa ao real.

O que me fascina no meio disto tudo é o facto de a operação toda se tratar de um exemplo perfeito de resistência sem líderes. Ninguém é directamente responsável pelo que outra pessoa faz e ninguém sabe quem faz o quê nem de quem foi a ideia de se fazer isto ou aquilo. Se alguém se lembra de fazer uma sugestão fá-la e qualquer pessoa, independentemente do seu grau de conhecimentos de informática, pode tomar a iniciativa. Cada pessoa é uma célula independente que age por sua conta e, quando agem em grandes números, conseguem grandes resultados. É a acção directa ao seu melhor (ou pior?) nível. Durante quanto tempo vai isto durar? Não faço ideia, mas acho suficientemente interessante para me manter atento ao que vai acontecendo. Parece-me que vão ser escritos muitas teses de sociologia e cibercultura sobre isto.

10 comentários:

Jan disse...

Já falámos sobre isto e por muito que ache que os totós dos Anónimos deviam arranjar coisas melhores para fazer do que foder o juízo às pessoas só porque é giro, espero que desta vez consigam fazer alguma coisa contra essa cambada de ladrões piores (e mais perigosos) que a IURD.

MM disse...

Eu já tinha visto há uns meses a reportagem da BBC e aquilo é uma coisa diabólica mesmo.

E o Tom Cruise virou completamente do capacete é verdade...

Anónimo disse...

Quando for a aveiro falo melhor com vcs sobre isto!

LOL

MM disse...

Ó Mya não me digas que te deu alguma coisinha má como ao Tom Cruise e agora acreditas que fomos todos criados por ET's :P

Olha lá a tua saúde babe :)

Anónimo disse...

Olá,

Notei que há vários de vocês estão preocupados com a questão da Cientologia no Brasil.

É difícil começar a falar nesse assunto. Tanta coisa vem a mente. Tanta informação, tantos pensamentos ao mesmo tempo. fica quase difícil de digitar.

Vamos começar por partes. Vocês que estão lendo esse post fazem parte de um conjunto pequeno se considerarmos apenas os nomes que postaram alguma resposta e demonstraram interesse sobre os assunto. Mas fazem parte também de um número assombroso de pessoas com a atenção voltada recentemente para a questão da Cientologia.

Recentemente vazou o vídeo do Sr. Tom Cruise se mostrando-se um pouco exaltado, falando quão divertido é ser um Cientologista e como eles são as autoridades da mente no mundo. Vocês podem achar pouca coisa disso, nada que vá interferir no trabalho ou nos jogos de vídeo game que serão lançados. Mas há uma questão séria a considerar sobre a Cientologia. Acredito que não vá adiantar eu falar: Vá ao site www.xenutv.com e veja você mesmo...eduque-se"

Talvez para alguns aqui a causa do Anonymous não represente nada, afinal, aqui nunca ninguém foi afetado pela Cientologia não é mesmo. Errado. Existem Brasileiros que foram sim. Vou contar o caso mais pra frente nesse post.

Recentemente Anonymous, ou seja, eu, você, seus amigos ou qualquer pessoa que ouviu o chamado da internet para protestar contra a Corporação Cientologia (Reparem que eu disse Corporação e não religião) chamou as pessoas a saírem nas ruas e protestar. Nós atendemos o chamado. Nós protestamos. E eu falo em nome de todos os que compareceram no protesto. Nós saímos e protestamos não egoístamente, por diversão(humm...um pouco vai) mas principalmente porque Anonymous sabe o que esse Culto fez desde que começou a existir.

Nós protestamos por Lisa Mcpherson. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Heribert Pfaff. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Josephus Havenith. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Noah Antrim. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Roberto Deplano. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Paride Ella. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Giuseppe Tomba. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Gabriella Bramucci. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Quentin Hubbard(sim, filho de L Ron Hubbard. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por John Buchanan. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Nancy Graham. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Sue Mueller. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Richard Collins. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Patrice Vic. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Albert Jaquier . Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Rudolf Willems. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia
Nós protestamos por Diane Colletto. Um ser humano que perdeu sua vida devido a Cientologia

Se vocês querem saber porque eles morreram.

http://www.whyaretheydead.net/

Anonymous luta não contra a crença em Dianéticas, ou Scientology, mas sim os meios que eles se utilizam para manterem a Igreja Funcionando. Keep Scientology Working, pelas palavras de Hubbard.

http://www.xenu-directory.net/practices/ksw1.html - veja mais

uma pequena amostra do que é isso nas palavras de Hubbard:

[i]When somebody enrolls, consider he or she has joined up for the duration of the universe—never permit an "open-minded" approach. [...] Never let them be half-minded about being Scientologists. [...] We'd rather have you dead than incapable[/i]

Tom Cruise menciona essa política no vídeo. Dando Gargalhadas. E fazendo com que membros da Igreja realmente sejam levados a cometerem crimes contra a sociedade em nome dela. Mas isso é só a ponta do Iceberg meus amigos.

Muitos mais morreram do que eu mostrei, Centenas tiveram suas família destruídas, centenas foram a ruína financeira e agora trabalham para a Igreja a 50 dólares por semana.

Procure SeaOrg no google. Está tudo em inglês. Mas a informação está aí.

E o que você tem a ver com tudo isso, tão longe, Tom Cruise, SeaOrg, ou até mesmo religião. Bem...nada...e tudo. Como já disse a Cientologia se utiliza de diversos meios para alcançar seus objetivos. Isso quer dizer a "Igreja" possui funcionarios muito bem pagos para vigiarem a Internet. Sim meus amigos. nosso lugar de ver mulher pelada, de conversar com amigos, e de expor nossas opiniões. Sim...a Internet...se pergunte se não há ninguém da corporação Cientologia lendo isso nesse exato momento...lembre-se que eles não são como nós. Possuem conhecimento bastante para se passarem desapercebidos. Ou não.

De novo, o que isso tem haver com vocês...tudo, pois sua liberdade de expressão está ameaçada. Alguns anos atrás quem postasse isso na internet ou protestasse nas ruas sofriam as consequencias do Fair Game...vocês a essa altura sabem o que é ou onde procurar...chamar a polícia? sim...mas e se você estivesse em Clearwater ou Hollywood? a policia estava sob investigação do Estado para localizarem Cientologistas infiltrados. por que nós não temos mais medo?

Porque nós Legião, pois somos muitos. Sim....em todo o globo...ficou impossivel da Igreja Controlar isso. Hubbard não escreveu nada sobre isso nem quais medidas tomar pois ele não podia prever a Internet.

O fato é: A Igreja de Cientologia está aqui, no Brasil, e a cada dia que passa uma nova pessoa (sendo bem otimista) entra nessa roubada.

Falando do caso de uma pessoa no Brasil que eu sei - Ele tinha um primo, filho único, que entrou nessa, seus pais foram considerados SP's (vá ao google please) e ele abandonou sua família pra servir a Igreja full time por 35 dólares. Burro? Não, com certeza não. Há coisas que você mesmo já fez e depois falou...nossa, q M** que eu fiz.

Mas lembre-se que estamos falando de Tom Curise, mansões, graduação e a promessa de super poderes

A Igreja possue a melhor técnica de lavagem cerebral dos últimos 3000 anos.

procurem a resposta vocês mesmos. Isso foi só a Introdução.

Só mais uma coisinha...Narconon é um programa de reabilitação para drogados baseado nos livros de Hubbard e é claro, uma das técnicas para Atrair novos adeptos. A rotina de recuperação é a seguinte : (resumidamente)

Horas e horas de sauna por dia
Estudo exaustivo sobre Dianéticas e assim livros e livros pra comprar.
Ingestão de óloe de cozinha puro e vitaminas. Sim...aquele oleo pra fritar pastel...

Lute ou fique sentado no sofá assistindo a vitória de Anonymous.

Anónimo disse...

Eu, que conheço cientologia (ao contrário de 100% das pessoas que deixam estes comentários engraçados), não percebo porquê tanto ódio. Se não funcionasse, não havia nada escrito sobre a cientologia. Mas as pessoas acham que são muito inteligentes, então querem livrar os outros das garras da Cientologia, porque ela irá acabar com eles, ficar-lhes com a fortuna, etc. que pensamentos fantásticos!!

Anti-Villain disse...

E porquê tanto secretismo à volta dos ensinamentos da Cientologia? Porquê é que é preciso um cientólogo pagar fortunas para aprender mais sobre a sua própria religião? Qual a razão das práticas de fair game? Qual a razão por detrás da operação Snow White? E a desconecção? E porquê é que deixaram que a Lisa McPherson morrer sem qualquer ajuda médica? Responda-me a estas perguntas, senhor pensador fantástico conhecedor da cientologia.

Anónimo disse...

Como estudante de cientologia (há 3 anos) percebo porque tanta desinformação sobre esta religião. É que há um medo terrivel de deixarem de influenciar as pessoas porque elas abriram os olhinhos. Cientologia tem fabulosas campanhas contra o consumo de drogas, (O programa narconon - rrcuperação de pessoas drogadas) está implantado por todas as cadeias do méxico, algumas de Israel etc. Isto custa dinheiro. Alguém tem de pagar. Os cientologistas querem pagar. Penso que já chega de nos refugiarmos atrás de um computador ou de uma televisão. Há que ter confronto com a vida, vivê-la por nós próprios e testemunhar o que vemos (e não o que lemos)

Anti-Villain disse...

O que eu mais quero é que todos abram os olhinhos e pensem por si em vez de aderirem a um esquema de extorsão de dinheiro baseado na suposta existência de um imperador alienígena inventado por um escritor de ficção científica sem talento.

Já li sobre os programas contra o uso de drogas da cientologia. É uma óptima forma de recrutamento, sim senhor. Engraçado é que também proibem o uso de anti-depressivos fazendo com que a saúde mental de pessoas com esquizofrenia e outras doenças do foro psiquiátrico detiore a partir do momento que aderem ao esquema. Sim, porque de acordo com a Cientologa, a psiquiatria não passa de uma pseudo-ciência que faz mais mal do que bem.

Chega de tretas. Não há argumentos nem clichés que justifiquem a cientologia nem as suas práticas contra os que a denunciam e antigos membros.

Anónimo disse...

bom comeco