sexta-feira, 30 de novembro de 2007

E Fidelidade À Obra Original, Não?


Aposto que já vos aconteceu mais que uma vez. Acabam de ler um livro espectacular, cheio de mensagens e críticas sociais, com personagens bem caracterizadas e um ponto de vista original e depois descobrem que vão fazer um filme baseado nele. A primeira coisa que vos passa pela mente é: “Epá, isto vai ser do caraças! Se for tão bom como o livro, este filme vai ser um sucesso!”


Pois sim. Em poucos dias descobrem que o ú
nico ponto comum entre o filme e a obra original é o título. O resto esquece que Hollywood rendeu-se ao estilo de fazer filmes tipo vídeo clip. Muita coisa bonita a passar no ecrã mas zero conteúdo. Para onde foi a lição moral, onde é que está a crítica social? Nem na primeira versão do guião deve ter entrado, meus amigos.


Desta vez aconteceu com uma série de banda desenhada chamada Wanted do Mark Millar. A série conta a história de um rapaz que tem problemas em impor-se. Wesley Gibson tem um trabalho monótono, uma chefe que o humilha, uma namorada que o engana com o melhor amigo e ainda por cima é hipocondríaco. É aqui que entra uma brasa chamada The Fox que lhe diz que o pai do Wesley era o maior assassino do mundo e que foi morto na noite anterior. Agora Wesley tem a escolha entre continuar a monotonia diária que é a sua vida ou juntar-se a uma organização secreta de super-vilões (sim, super-vilões) que controla o mundo sem que ninguém o saiba. E onde estão os heróis? Todos mortos numa batalha épica e a memória da sua existência foi apagada das mentes de toda a gente na Terra. As únicas provas da sua existência são os livros de BD, as séries de TV e os filmes que todos adoramos. Acontece que em toda a série não há um “herói” por assim dizer. São todos assassinos, psicopatas, neo-nazis e cientistas malucos baseados em vilões mais conhecidos como Lex Luthor, Joker e Fu Manchu.


No filme que vai sair em 2008 até se mantêm algumas coisinhas. Mas o que me irrita é que no filme, afinal os vilões são os bons. Protegem o mundo e são todos assassinos exímios. Então e os super-poderes? Os fatos que parecem fantasias de Halloween? Onde está o filme baseado em Wanted? E o fato do Killer (o nosso Wesley) é tão fixe. Parece uma espécie de ninja moderno com equipamento swat. Pelo que aparece no trailer nem pensar em fatos desse tipo. E o casting é outra coisa que me fez gritar ao monitor quando vi o trailer. Sabiam que Mark Millar baseou o Wesley Gibson no Eminem? Tal e qual. A Fox é a cara chapada da Halle Berry. No filme são o James McAvoy e a Angelina Jolie (Sou o único que se fartou dela há bastante tempo atrás? Podia tirar umas férias, não?). E até inventaram personagens novas só porque sim. Que raio está o Common ali a fazer? Pimp my bad movie?

Porque é que fazem isto? Já tiveram alguns exemplos de que um filme fiel à obra original é sempre melhor do que inventar uma história que tem pouco ou nada a ver com o que o autor original escreveu. 300, Sin City, até Batman, O Início foi bastante fiel em muitos pontos àquilo que Frank Miller escreveu em Batman: Ano Um. De que vale ignorar a obra e aproveitar só o título? Só vão perder espectadores assim.


Agora cada um é livre de fazer como quiser por isso nem vos vou dizer para deixarem de ir ao cinema ver o filme ou não. Eu é que sou capaz de poupar os meus euros para outra coisa que não me faça gritar à tela de fúria.


Ah, e se estavam à espera de um trailer no fim desta conversa toda, está no Youtube. Nem posso voltar a ver aquilo.

2 comentários:

Jan disse...

Eu é que sou capaz de poupar os meus euros para outra coisa que não me faça gritar à tela de fúria. --> XIM!!! Vamos ver o Isabelinha!!! :D

Jan disse...

E lembrei-me agora de que vi um filme baseado num livro que phodeu o livro completamente, mas não me recordo de qual foi. :| Sei que fiquei com muita raiva. U_U