domingo, 27 de abril de 2008

A Tampa do Depósito e Outras Coisas que Fazem Rogar Pragas

Aqui há tempos tive que comprar um carro para poder ir e vir do trabalho. Não é uma bomba e até é mais velho que a minha carta de condução mas serve para a viagem que tenho que fazer.

Quando o comprei e o vendedor me passou as chaves para a mão lá me mostrou as funcionalidades básicas, como é que ligava os limpa-vidros, os piscas, meter em marcha-atrás, etcetera e tal. Mas faltou uma coisa fulcral que me fez perder um bom bocado de tempo. Como tirar o #!)&0!! da tampa do depósito de combustível!

Parece básico, eu sei. Hoje em dia, os carros têm todos sistemas automáticos para abrir as portas mas este é um Opel Corsa da altura em que eu ia para a escola de autocarro. Não há nada de sistemas de fecho automático nem nada disso. Para abrir o carro, é preciso meter a chave na fechadura. Se me tivessem dito no dia antes “Epá, tirar aquela merda pra poder atestar o depósito, foda-se! Puta que pariu aquela merda!”, eu teria respondido com algo do género “Tu és mas é tolo, pá. Não pode ser assim tão complicado!”

Mas pode. E é. Passo a recontar a história de um Sábado menos que típico.

Eu e o Jan tínhamos assuntos a resolver na loja do cidadão aqui da zona e eu já tinha o depósito do carro na penúria, de modo que, depois de alegremente entregar mais dinheiro ao Estado para ele me poder identificar por meio de um número de série e as impressões digitais, fomos à BP atestar o automóvel.

Parámos ao pé de uma bomba, saímos do carro, abri a portinha do depósito e toca a rodar aquilo para a esquerda. Um minuto depois e aquilo ainda não dava sinais de estar a sair do sítio.

OK, isto tem uma ranhura para meter a chave, tenho uma chavezinha que veio com a chave da ignição, dois mais dois são meter a chave na tampa e rodar para a esquerda.

*Clique!*

Vitória?! Não. Agora não rodava nem para um lado, nem para o outro. A não ser que a tampa tenha sido projectada para ser aberta apenas por gorilas, ainda não a tinha aberto.

E agora? Toca a meter a chave lá dentro outra vez e a rodar para a direita.

*Clique!*

Ah! Agora já roda! E roda. E roda… Olhei para o Jan, ele olhou para mim… Rodar, rodar, rodar…

Meto outra vez a chave e rodo outra vez. Mais um característico *Clique!* e mais uma vez a tampa sem rodar, seja para um lado, seja para o outro.

Neste ponto, a minha capacidade de manter uma postura calma e impassível começa a vacilar.

“Foda-se! Puta que pariu esta merda mais o filho da puta do cabrão que o fez!”

Tradução: “Estou a ficar deveras fulo com esta situação e preciso de extravasar o meu descontentamento verbalmente.”

A partir deste ponto, comecei a alternar entre rodar a tampa durante minutos a fio, tentar arrancar a tampa à força e a pensar para mim que se Deus existe, ele é cruel e está a rir-se de mim, de modo que vou matá-lo assim que atestar o depósito.

Eis que o Jan tenta a sua sorte. Mais do mesmo mas sem as pragas e os desejos homicidas (digo eu).

Passado um bocado, apeteceu-me desistir e ir a um sítio onde há quem é pago para fazer o que eu estava ali a tentar fazer de graça. Então engoli o orgulho e pedi ajuda a um gajo que estava ali perto a beber uma cerveja.

Frustração é ver alguém fazer à primeira o que nós não fomos capazes de fazer, nem à décima tentativa. Pois bem, lá perguntei ao homem como é que ele fez. Fechou o depósito e voltou a tentar. Desta vez só conseguiu à terceira tentativa.

Foi o Jan (sempre ele, não é?) que percebeu como funciona o mecanismo. É que quando a tampa roda livremente, está trancada e esse é o detalhe que impede que outros tentem forçar a entrada. Quando se abre a tampa temos de ter a certeza de que a chave está na vertical quando dá o tão afamado “Clique!” senão nem com os braços do Popeye se chega lá.

É bem, vou meter mais €20 no depósito que a semana de trabalho está à porta. Só espero que o tal gajo ainda lá esteja…

13 comentários:

Nimue disse...

LOL ai a dor!! Aconteceu-me uma parecida, com uma carrinha emprestada, o dono esqueceu-se de dizer que a chave para abrir o depósito não era a mesma da ignição... E já fiquei com a minha chave presa na tampa, fiquei em pânico porque só saía à força e tinha medo de a partir... Só histórias :P

Jan disse...

Eu confirmo que tudo isto é verdade e que aquela bodega é demoníaca. Mais rápido saía ao pontapé que com a chave. :|

Anónimo disse...

Ahhh... Nada como um hibridozinho.. ou andar sem tampa talvez.. :`

Anti-Villain disse...

Pois, mas não aprecio a ideia de qualquer gajo com uma mangueira poder roubar-me o combustível sem grande esforço.

Anónimo disse...

Resumindo e concluindo, quem não sabe abrir tampas tem de ter uma casa com garagem:p

Anti-Villain disse...

Basicamente :P

mya disse...

LOL... que bela risada.

Contudo não me devia de rir.

Também tive um desses problemas ha uns tempos:

Ora bem que eu tenho um Smart e la vou eu atestar, pela primeira vez - em setembro -, o depósito (quaisquer 18 euros da repsol chegam).

Saio do carro (que tinha as portas destrancadas) e tenho abrir a portinha para depois girar a rodinha... pois bem que a porra da portinha na abria... e eu com o carro aberto! Tive os mesmos pensamentos demoníacos, até ganhei pêlos no peito a tentar abrir a portinhola (por momentos até pensei que fosse com um "abre-te sésamo" ou um "Let's hunt James Blunt" que abrisse), mas nada... zero..! Chamei uma pessoa para me ajudar... um homem que "deve de entender melhor disto do que eu", pensei. Mais uma vez não abria... NO SHIT, SHERLOCK?

Até que depois de uns minutos e começar praticamente a lacrimejar, chega um babe de SMART... e ouviu-se aquele "AHHHHHHHHHHH" do Jesus. Pois bem que lhe pedi ajuda e ele esclareceu-me: Para que a porta abra tenho que carregar no botão de abrir o carro, na chave do mesmo. É que mesmo que eu não tranque as portas a conduzir aquela cena tranca :) ALELUIA!

E atestei com €17,85 lol :P

Digam lá que nao tenho um carro mesmo Esperto?!? Entenderam? Espero - SMART.. HEIN? não? Ok...

yeahhhh

Jan disse...

Smart indeed. :P

The Specialist disse...

Todos temos histórias dessas ^^
No entanto um esclarecimento. Vilão, quem e ensinou a meter marcha atrás no corsa fui eu :p
Entretanto a minha história mete uma carrinha Volkswagen Transporter.
Vou para o Algrave em trabalho e farto-me de andar à volta da carrinha há procura do tampo da gasolina. Eis que o filho da puta do tampo não é na parte d etrás da carrinha mas sim por baixo da porta do condutor, bem escondidinho.
Abençoado camionista que lá estava e me ajudou a mim e à minha colega.

mya disse...

essa é phodiiiiiiiiiiiiiiiiiida

Anónimo disse...

E comprares uma bike, hmmm?
Assim não tens que comprar combustivel e contribuir, indirectamente para o parque de diversões sobre as ruinas da babilonia! :D

Anti-Villain disse...

Uma bike? Só se o MM me emprestar a dele :P

MM disse...

Oh oh! e que bela bike, dobrável e tudo :P